Variedades

Maicon Fiuza | 19/09/2022 16:34

19/09/2022 16:34

6623 visualizações

Quarto Movimento Itinerante dos Profissionais da Capoeira: Caminhos do Sul acontece em Xaxim

Quarto Movimento Itinerante dos Profissionais da Capoeira: Caminhos do Sul acontece em Xaxim

A proposta visa dar continuidade a um evento de capacitação (teoria e prática), que é composto de oficinas temáticas de formação, pela manhã e tarde, no total de quatro encontros, em diferentes municípios das regiões meio oeste e oeste catarinenses.

Estas oficinas são realizadas com o enfoque no intercâmbio de pesquisas e conhecimentos sobre a cultura popular afro-brasileira, inter-relacionados às dimensões do Oficio dos Mestres / das Mestras e da Roda de Capoeira como bens culturais de natureza imaterial, ação formativa que integra o Programa Sociocultural Afro-Ginga da Escola de Arte e Cultura Comunidade Brasil (EACCB), com sede em Xaxim-SC.

Desde sua primeira edição, o Movimento Itinerante tem sido promovido pela EACCB, pelo qual diversos docentes e capoeiristas puderam ser beneficiados com cursos de formação no âmbito da cultura afro-brasileira e da prática da arte capoeira, dentre eles mestres e professores de capoeira, capoeiristas em estágio inicial da formação para o ensino de capoeira, além de educadores sociais, pedagogos e professores das redes pública e privada escolar e universitária.

O desenvolvimento contínuo da formação e da pesquisa sobre a Circularidade de Saberes presentes na Roda de Capoeira, o ensino e o aprofundamento da capoeira como cultura – conhecimento prático-teórico e saber ancestral, o aprofundamento da musicalidade – tanto via linguagens ancestrais herdadas da capoeira – quanto na sua transmissão por linguagens pedagógicas contemporâneas, além do aprendizado de diferentes metodologias, práticas e linguagens de movimentos corporais da arte, no respeito à singularidade de cada praticante, estes são os conteúdos centrais das oficinas.

O Evento ocorrerá no dia primeiro de outubro e será ministrado pelo professor Clone do estado do Paraná com a supervisão do Formado Duende e a organização por conta da Equipe Professor Alemão.

Estará situado na Escola de Arte e Cultura Comunidade Brasil na Avenida Luiz Lunardi, 789, Centro, sala 301 no terceiro andar.

O cronograma do evento prevê que pela manhã das 9h às 10h será de Vicência com movimentações e das 10h às 11h vivência com musicalidade/roda; já na parte da tarde das 14h às 16h terá vivência de cultura popular e das 16h às 17h roda.

Para Alunos o evento é gratuito e quanto aos graduados o valor será de R$40,00 com certificação por meio do PIX: [email protected].

Para mais informações basta entrar em contato com o Instrutor Esquilo pelo telefone (49) 9 9935-1089.

Deixe seu comentário