Um novo capítulo na história do turismo de Faxinal dos Guedes foi escrito nesta segunda-feira (12) com o lançamento da Rota das Cachoeiras, o projeto de revitalização da praça central e a apresentação da marca do turismo do município. A iniciativa foi organizada por meio da solução Desenvolvimento e Promoção do Turismo do Programa Cidade […]
Um novo capítulo na história do turismo de Faxinal dos Guedes foi escrito nesta segunda-feira (12) com o lançamento da Rota das Cachoeiras, o projeto de revitalização da praça central e a apresentação da marca do turismo do município. A iniciativa foi organizada por meio da solução Desenvolvimento e Promoção do Turismo do Programa Cidade Empreendedora executado pela Prefeitura e o Sebrae/SC.
Segundo o secretário de Fazenda e Administração de Faxinal dos Guedes, Diomar de Souza, o município já vem investindo no turismo local por meio de ações que visam atrair visitantes.
– Recentemente realizamos o jantar gastronômico na rua coberta com a participação de turistas que saborearam a diversidade gastronômica da região. No último domingo também promovemos o ciclo turismo com mais de 250 ciclistas que saíram da praça municipal com destino ao turismo rural. Foram feitos três trajetos de 18 km, 30 km e 50 km. Agora, contamos com mais atrativos que mostram o diferencial de nosso município – citou.
O prefeito de Faxinal dos Guedes, Gilberto Angelo Lazzari, enfatizou que o turismo é uma fonte de renda, principalmente para as pequenas propriedades da agricultura familiar.
– É gratificante ver que o que é produzido no artesanato daqui é comercializado também em outros municípios do Estado. Conseguimos colocar Faxinal dos Guedes no mapa turístico de Santa Catarina graças a esse trabalho e apoio do Sebrae/SC. Temos muito ainda a aprender e muito a ser feito, mas estamos avançando para oferecer o melhor aos munícipes e turistas –
ESTRUTURAÇÃO DO TURISMO LOCAL
O projeto de adequação e revitalização da praça central foi desenvolvido pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Silvana Maria Hall. De acordo com ela, a praça é um ponto importante para a comunidade e se torna uma ponte de parada para os turistas. A consultora trabalhou explicou que algumas estruturas existentes, como a quadra de esportes e a concha acústica serão mantidas.
– Propomos algumas mudanças, como a da cobertura da concha para ter a mesma linguagem da rua coberta. Pensamos também nas ruas que envolvem a praça e planejamos iluminações diferenciadas. Trouxemos para a praça mais elementos para que ela seja uma área de convívio com café e biblioteca, além de um playground inclusivo – citou.
O trabalho de levantamento e organização das potencialidades turísticas de Faxinal dos Guedes foi coordenado pela consultora de turismo credenciada ao Sebrae/SC, Karla Hall. Segundo ela, o trabalho foi construído por muitas mãos pensando em criar produtos e alternativas para desenvolver o turismo no município.
– Hoje, com muito orgulho, criamos uma marca turística para o município e temos produtos com a identidade de Faxinal dos Guedes, além do folder que compreende a Rota das Cachoeiras e precisamos mostrar isso às pessoas para que os turistas saibam que aqui tem turismo – reforçou.
A organização da rota passou por capacitações que prepararam os empreendedores rurais e artesãos para a atuação com o turismo. O primeiro passo foi o diagnóstico dos potenciais turísticos do município, com posterior visitação, orientação e consultoria.
– O foco do Sebrae/SC e da Prefeitura foi estruturar um produto turístico capaz de gerar fluxo de visitantes, valorizar a produção artesanal associada ao turismo rural, gerar oportunidade de emprego e renda através do turismo e proporcionar atrativos turísticos desenvolvendo também outros setores da economia – destacou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.