Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma série de palestras educativas na Escola Municipal Professora Mary Lucia Tecchio Cella, localizada em Fernando Machado.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu uma série de palestras educativas na Escola Municipal Professora Mary Lucia Tecchio Cella, localizada em Fernando Machado. O objetivo das palestras foi sensibilizar os estudantes sobre a importância da prevenção contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika, além de alertar sobre os riscos de picadas de escorpiões.
Durante o encontro, a agente de endemias Mirian Laís Guollo explicou de maneira prática e acessível como atitudes simples no cotidiano podem contribuir significativamente para a redução de focos do mosquito transmissor dessas doenças. Ela também abordou os principais sintomas das doenças, como febre, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, orientando os estudantes sobre o que fazer caso apresentem esses sinais.
Outro ponto destacado na palestra foi a importância de eliminar locais de água parada, que são propícios para a reprodução do mosquito, e de manter o ambiente limpo e livre de criadouros. Guollo ainda chamou a atenção para o aumento de casos de picadas de escorpiões na região e orientou os alunos sobre como prevenir acidentes com esses animais, que podem ser perigosos, especialmente para crianças.
A ação, que faz parte da campanha de prevenção e educação em saúde pública, foi bem recebida pela comunidade escolar e tem como meta engajar os alunos na luta contra essas doenças, reforçando a importância do cuidado com o ambiente e a saúde coletiva.