Comunidade

Lance Notícias | 06/07/2022 08:47

06/07/2022 08:47

8057 visualizações

Secretário de assistência social fala sobre a criação do Restaurante Popular em Xaxim

O município de Xaxim segue em constante evolução, pensando no bem-estar da população o município juntamente com a Secretaria de Assistência Social encaminhou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para a criação do Restaurante Popular Sabores da Terra. De acordo com o que consta no Projeto de Lei, o restaurante é destinado […]

Secretário de assistência social fala sobre a criação do Restaurante Popular em Xaxim

O município de Xaxim segue em constante evolução, pensando no bem-estar da população o município juntamente com a Secretaria de Assistência Social encaminhou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para a criação do Restaurante Popular Sabores da Terra.

De acordo com o que consta no Projeto de Lei, o restaurante é destinado a propiciar à população em situação de vulnerabilidade social, refeição diária a preço módico e com qualidade, que obedecerá às disposições desta Lei e será administrado e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

No mês de abril o secretário de assistência social de Xaxim, Eder Lussani e a diretora da pasta, Francieli Biasi visitaram o restaurante popular Bom Prato, de caçador e a visita serviu para buscar referências para a criação do restaurante popular em Xaxim.

Compete ao Programa Restaurante Sabor da Terra:

I – Fornecer refeições prontas e saudáveis, sem qualquer obtenção de lucro;

II – Oferecer aos usuários serviços e informações relevantes quanto à segurança alimentar e nutricional;

III – elevar a qualidade da alimentação fora do domicílio, garantindo a entre os nutrientes na mesma refeição;

IV – promover ações de educação alimentar, voltadas à segurança nutricional, promovendo a cultura gastronômica, o combate ao desperdício e a promoção à saúde;

V – gerar novas práticas e hábitos alimentares saudáveis, incentivando a utilização de alimentos regionais;

VI – promover o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de refeições em ambientes limpos, confortáveis, favorecendo a dignidade e a convivência entre os usuários;

VII – estimular o tratamento biológico dos resíduos orgânicos e a criação de hortas.

Em conversa com o secretário de assistência social de Xaxim, Eder Lussani ele relatou que o projeto está em tramitação na Câmara de Vereadores e ainda não foi para votação.

— A ideia do restaurante é que seja parecido com o de Caçador, que visitamos há algum tempo. Acreditamos que o restaurante popular será algo que vai melhorar a qualidade de vida da nossa população, servindo uma refeição saudável e acessível para nossa gente — afirma Eder.

Deixe seu comentário