Comunidade

Lance Notícias | 23/09/2022 15:53

23/09/2022 15:53

7404 visualizações

Simulado de evacuação será realizado na PCH Santa Laura

As Defesas Civis municipais de Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Bom Jesus e a regional de Xanxerê, em parceria com a Statkraft promove, nesta quinta-feira (29/09), o Simulado de Evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem da PCH Santa Laura, localizada entre Bom Jesus, Faxinal dos Guedes e Ouro Verde, municípios do […]

Simulado de evacuação será realizado na PCH Santa Laura

As Defesas Civis municipais de Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Bom Jesus e a regional de Xanxerê, em parceria com a Statkraft promove, nesta quinta-feira (29/09), o Simulado de Evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem da PCH Santa Laura, localizada entre Bom Jesus, Faxinal dos Guedes e Ouro Verde, municípios do oeste catarinense, cujo objetivo é treinar a população local situada na Zona de Autossalvamento (ZAS), região abaixo da barragem.

A ação está em conformidade com a Lei 12.334/2010, alterada pela Lei 14.066/2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, e é implementada de acordo com os rigorosos padrões de segurança instituídos pela Statkraft em conjunto com os Sistemas de Proteção e Defesa Civil Municipais, da Defesa Civil Regional de Xanxerê e da Defesa Civil Estadual de Santa Catarina.

De acordo com Marcela Jeiss, gerente de Segurança de Barragens da Statkraft Brasil, possíveis situações de emergências com a estrutura da barragem podem requerer uma atuação imediata, organizada e conjunta entre as partes envolvidas.

– Essas atuações podem envolver o acionamento dos sistemas de alerta e procedimentos de evacuação da população. Definimos os pontos de encontro, localizados fora da área de risco, em conjunto com as Defesas Civis Municipais, a partir da comunicação realizada pelo sistema de alerta implantado, composto por sirenes sonoras e o aplicativo Alerta Individual, que informa a situação de segurança da barragem e direciona a população para os pontos de encontro da região – afirma Marcela.

Para o dia do treinamento com a população local, as sirenes serão acionadas, emitindo alertas sonoros longos e em volume alto.

– Ao ouvir as sirenes, a recomendação é para que as pessoas parem imediatamente o que estiverem fazendo, reúnam-se àqueles que estiverem mais próximos e sigam pela rota do aplicativo Alerta Individual até o ponto de encontro pré-definido. Ao chegarem no local, as equipes da Defesa Civil irão acolher a população, posteriormente deslocarão à um dos abrigos definidos no Plano de Contingência Municipal, onde será realizada uma reunião com todos os participantes e fechamento do exercício – explica Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil.

A Statkraft ressalta que o simulado é um procedimento padrão de segurança e que a PCH Santa Laura se encontra em condições normais de operação, sendo, como todos os ativos da empresa, acompanhada 24 horas por dia, sete dias por semana, por equipe especializada, que realiza monitoramento por câmeras de vídeo e pelo Centro de Operações da empresa.

– A usina está em situação normal de operação e não apresenta risco de rompimento de barragem – declara Marcela Jeiss.

Sempre pautada pelos valores de segurança e respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente, a Statkraft reforça que mantém contato frequente com órgãos competentes, trabalhando em parceria para o fortalecimento de ações que contribuam para segurança de todos.

– Contribuir para um mundo mais verde, ao prover energia pura e pautada pelos valores de respeito à vida são os objetivos da companhia – enfatiza Thiago Tomazzoli, diretor de Operação & Manutenção da Statkraft Brasil.

Deixe seu comentário