A população de Xaxim tem enfrentado transtornos causados por cavalos soltos e cachorros que rasgam lixos, invadem casas e geram insegurança na comunidade. Esses animais, sem supervisão, acabam gerando problemas de limpeza e segurança, afetando o bem-estar dos moradores.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.
Diante dessa situação, a comunidade tem solicitado uma resposta rápida e efetiva das autoridades competentes para solucionar o problema. Os moradores esperam medidas que possam controlar a presença desses animais nas ruas e garantir um ambiente mais seguro e limpo para todos.
De acordo com a Lei Complementar nº 147, de 24 de novembro de 2014, que institui o Código de Posturas para o Município de Xaxim e dá outras providências, no Capítulo 3, das Medidas Referentes aos Animais, Artigo 126, estabelece-se que a Prefeitura poderá recolher os animais encontrados nas ruas, praças, estradas ou caminhos públicos. A forma de apreensão será estabelecida em regulamentação própria.
O Lance Xaxim entrou em contato com a Prefeitura e obteve esclarecimentos sobre a questão. A Prefeitura, por meio do Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, está estruturando desde maio deste ano um projeto para criar um programa denominado Núcleo de Acolhimento de Equinos. A intenção é resolver o problema dos animais de grande porte no município, como cavalos soltos nas ruas da cidade. O projeto deve ser encaminhado na próxima semana para aprovação da Câmara de Vereadores, visando à implantação o mais breve possível.