Eleições

Maicon Fiuza | 29/10/2022 13:42

29/10/2022 13:42

10939 visualizações

Sorteio de urnas a serem auditadas no 2º turno acontece neste sábado (29)

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno das eleições, o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais também serão realizados no segundo turno. Neste sábado (29), véspera do pleito, serão sorteadas as seções eleitorais que terão as urnas submetidas às auditorias da votação eletrônica no domingo (30). […]

Sorteio de urnas a serem auditadas no 2º turno acontece neste sábado (29)

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno das eleições, o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais também serão realizados no segundo turno. Neste sábado (29), véspera do pleito, serão sorteadas as seções eleitorais que terão as urnas submetidas às auditorias da votação eletrônica no domingo (30).

O sorteio ocorre no hall da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por entidades fiscalizadoras, partidos políticos e qualquer pessoa interessada. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina faz uso de sorteador eletrônico para escolher as 35 urnas, das quais 27 passarão pelo Teste de Integridade e oito pelo Teste de Autenticidade.

Entenda as auditorias

O Teste de Integridade é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contagem do voto pela urna eletrônica. O propósito é comprovar que o voto digitado é exatamente o que será contabilizado.

Para isso, no dia das eleições, as urnas sorteadas recebem os votos das cédulas de papel preenchidas previamente por estudantes de escolas selecionadas, em quantidade equivalente entre 75% e 82% do número de eleitores registrados na respectiva seção eleitoral. Cada voto é digitado na urna e lançado no sistema de acompanhamento para registro informatizado da votação, num ambiente monitorado.

Ao final, é feita a comparação entre os resultados obtidos na votação em papel, no boletim de urna e no sistema de apoio à auditoria. A conformidade entre os resultados comprova efetivamente que os votos recebidos são os votos computados.

Esse procedimento será realizado em 25 urnas na Alesc e em duas na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis. O teste na escola contará com o uso da biometria de eleitores voluntários, conforme orienta o projeto-piloto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para este ano.

Já o Teste de Autenticidade consiste em verificar se os sistemas contidos na urna estão íntegros e são os oficiais da Justiça Eleitoral. Ele ocorre na própria seção eleitoral sorteada para essa finalidade às 7h, antes do início da votação no dia do pleito. Essa auditoria também é pública e pode ser acompanhada por representantes da OAB, Ministério Público e partidos políticos, além de ser conduzida pela juíza ou juiz eleitoral responsável.

Assista ao vídeo sobre o Teste de Integridade realizado durante a eleição:

Deixe seu comentário