imprensa

Gustavo Mota | 26/08/2024 10:26

26/08/2024 10:26

74109 visualizações

Trabalhadores de Xaxim aprovam contas do CIOM em assembleia

Xaxim e região aprovaram contas do CIOM em assembleia

Nesta sexta-feira (23), trabalhadores e trabalhadoras do CIOM, de Maravilha, São João do Sul, Matriz, São José, Passo de Torres e Xaxim reuniram-se para debater e aprovar as contas da entidade. O Sintaema conclui a primeira semana de assembleias de prestação de contas no estado. As reuniões de prestação de contas continuarão até o dia 17 de setembro.

O ano de 2023 foi marcado por desafios e avanços para os trabalhadores brasileiros, em meio a um cenário político complexo e uma correlação de forças desfavorável. Após anos de reformas que impactaram os direitos dos trabalhadores, incluindo a criação do teto de gastos, reformas trabalhista e sindical, e o marco privatizante do saneamento, o novo governo de coalizão democrática assumiu em 2022. No entanto, o Congresso atual é um dos mais conservadores da história, refletindo também no estado e em suas instituições.

Na CASAN, o ano foi de tentativas de ataques aos direitos dos trabalhadores. Apesar das adversidades, houve avanços na manutenção de direitos e na conquista de alguns novos benefícios, resultado de uma mobilização significativa. O SINTAEMA também ampliou sua atuação, representando trabalhadores de empresas privadas e buscando a defesa e avanço dos direitos destes trabalhadores.

O ano de 2023 trouxe uma retomada da classe trabalhadora no cenário político, com um ambiente mais favorável para os sindicatos. Embora tenha sido possível obter aumentos reais no salário-mínimo e avanços nos acordos coletivos, a recuperação dos direitos perdidos nas administrações anteriores ainda enfrenta obstáculos. O Congresso, dominado por parlamentares de direita e extrema-direita, continua a ser um desafio para a realização das demandas da classe trabalhadora.

O cenário econômico também apresenta desafios, como os altos juros aplicados pelo Banco Central, que impactam a economia e o desenvolvimento do país. Em resposta a esses desafios, a mobilização e a união dos trabalhadores foram essenciais para garantir e avançar em direitos.

O SINTAEMA continuou a investir em sua estrutura e na representação de seus filiados. O sindicato enfrentou despesas relacionadas a salários, benefícios, e manutenção das atividades administrativas, além de apoiar movimentos sociais e defender os direitos dos trabalhadores em diversas frentes.

Para 2024, a perspectiva é de continuidade na luta pela manutenção dos direitos e pela conquista de novos avanços, destacando a importância da unidade e da mobilização da classe trabalhadora para enfrentar os desafios impostos pelo cenário político e econômico atual.

Deixe seu comentário