Comunidade

Alvaro Luiz Berté | 25/09/2024 16:50

25/09/2024 16:50

58783 visualizações

Valdirene Chitolina destaca paleotocas de Xaxim em novo documentário

O documentário apresenta as paleotocas, galerias subterrâneas que preservam um legado do passado, mostrando que animais gigantes habitaram a região

Valdirene Chitolina, historiadora com graduação, mestrado e doutorado em História, Região e Fronteira, atua no Ensino Fundamental II e é produtora cultural. Ela escreveu 23 livros sobre história regional, produziu dois documentários e diversos vídeos. Valdirene é membro da Associação Nacional de História (ANPUH), participa do Conselho de Cultura de Xaxim e é parceira do CineBarca de Xanxerê.

Um dos projetos destacados por Valdirene é “Pé na Estrada: Programa de Educação Patrimonial de Xaxim (SC)”, que em 2023 obteve o 1º lugar no 13º Prêmio Ação Destaque – SEFE/2023 e o 2º lugar no Prêmio de Ensino de História – Déa Fenelon, promovido pela ANPUH. Além disso, Valdirene produziu um documentário intitulado “PALEOTOCAS: TÚNEIS DO TEMPO”, que explora o sítio paleontológico de Xaxim.

O documentário apresenta as paleotocas, galerias subterrâneas que preservam um legado do passado, mostrando que animais gigantes habitaram a região. Essas galerias são raras na América do Sul, com semelhanças encontradas apenas em algumas áreas do Brasil, Argentina e Chile. A narrativa do documentário busca tornar a paleontologia acessível, apresentando informações científicas de forma clara e envolvente.

Valdirene enfatiza que a paleontologia, muitas vezes associada a ossos distantes, ganha vida em Xaxim. As imagens e a narrativa do documentário instigam o público a explorar mais sobre a fauna pré-histórica da região. Ela destaca que, atualmente, não existem animais que cavem túneis do tamanho das paleotocas, ressaltando a singularidade do local.

A popularização do conhecimento sobre as paleotocas é um dos principais objetivos do documentário, que reúne diversas fontes históricas e apresenta uma interpretação acessível. Valdirene acredita que essa arte visual é fundamental para preservar a memória de um local único e raro na América do Sul.

Confira o documentário completo em: Paleotocas: túneis do tempo

Deixe seu comentário