Comunidade

Lance Notícias | 02/08/2022 11:40

02/08/2022 11:40

15970 visualizações

Vereador Duz cobra aplicação da Lei Lucas nas escolas de Xaxim

A lei Lucas Lei nº 13.722) foi sancionada em 4 de outubro de 2018 entrou em vigor a partir de abril de 2019. Ela obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Em Xaxim esta Lei nunca foi aplicada. O vereador Rosemir Duz que […]

Vereador Duz cobra aplicação da Lei Lucas nas escolas de Xaxim

A lei Lucas Lei nº 13.722) foi sancionada em 4 de outubro de 2018 entrou em vigor a partir de abril de 2019. Ela obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Em Xaxim esta Lei nunca foi aplicada.

O vereador Rosemir Duz que usou a tribuna para falar sobre o tema não se cansa de colocar o tema em discussão, uma vez que é sobre a segurança das crianças que está e jogo.

Desde 2019 a capacitação de profissionais da área da educação é obrigatória. Para isso, professores e demais trabalhadores de espaços educacionais devem fazer o curso de primeiros socorros. O descumprimento dessa exigência pode resultar até no fechamento da instituição.

A Lei Lucas surgiu após um acidente envolvendo o menino Lucas Begalli de 10 anos que em uma excursão escolar, se engasgou com um alimento e infelizmente não sobreviveu. Nenhum dos professores que acompanhavam os alunos no passeio sabia técnicas de primeiros socorros.

No município de Xaxim, essa lei pode ser aplicada através de um curso ministrado pelo corpo de bombeiros e pode ser dado a professores, diretores, coordenadores pedagógicos e funcionários de colégios para que aprendam essa técnica para salvar crianças.

— Essa criança não é só salva no colégio. Quando um professor tem esse curso ele pode salvar uma criança na rua, em uma festa de aniversário, em um evento comunitário, em qualquer lugar. Para ter uma noção, todos os anos 700 crianças morrem vítimas de engasgamento e poucas pessoas, por ser algo desconhecido, conseguem salvar essas crianças — desabafa Rosemir Duz.

Depois que o vereador comentou na câmara sobre este assunto em fevereiro e fez a indicação, o sargento capitão Kehl, que estava à frente do batalhão do Corpo de Bombeiros usou a tribuna e também comentou em rádios da cidade sobre o assunto.

A indicação fora feia em 11 de fevereiro do corrente ano e desde então, esta já é a segunda vez que o vereador fala sobre sua preocupação. Segundo Duz, cuidar das crianças e zelar por sua segurança é papel de todos, então a escola, a família e a segurança devem andar de mão dadas.

O Lance Xaxim procurou a assessoria de imprensa da Administração Municipal para esclarecer o assunto:

— Nos próximos dias todos os servidores da rede municipal de ensino farão o curso de primeiros socorros de forma online. O link do curso será repassado pelo Corpo de Bombeiros de Xaxim, que conduzirá todas as etapas do treinamento. Num segundo momento, serão escolhidos pelo menos dois representantes de cada unidade de ensino, para um treinamento prático também coordenado pelos Bombeiros. Esta capacitação em noções de primeiros socorros vem sendo construída há meses em conjunto entre o comando do Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Ensino, e visa desenvolver uma cultura prevencionista no ambiente escolar— diz Isabel Canalle, secretária municipal de educação de Xaxim.

O que você, que tem filhos, precisa saber sobre essa lei?

– A Lei Lucas exige treinamento dos profissionais de infância a cada dois anos. Se informe se a escola ou espaço de recreação que seu filho frequenta tem a equipe treinada para oferecer o primeiro atendimento. Lembrando que esta lei também inclui buffets infantis.

– Aprenda, você também, como oferecer Primeiros Socorros. Converse com as crianças sobre esse tema em casa, sobre prevenção e cuidados básicos que as crianças também precisam saber. Ensine seu filho a discar 190 em um celular bloqueado.

– Pergunte na escola do seu filho qual o procedimento adotado em casos de acidentes.

– Tenha um kit de primeiros socorros em lugar de fácil acesso em sua casa, ou no carro.

– Brinque com seu filho de brincadeiras onde as ações de primeiros socorros façam parte da diversão.

O objetivo dessa Lei que deve ser colocada em prática é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.

É direito seu e do seu filho exigir que esta seja cumprida.

Deixe seu comentário