Na sessão ordinária desta quarta-feira (11), o vereador Davi Provenzi Machado solicitou que através da secretaria de Saúde, seja informado a esta Casa Legislativa sobre as cirurgias oftalmológicas realizadas em Xaxim, no ano de 2023, sendo: – Quantas cirurgias oftalmológicas foram realizadas em Xaxim no ano de 2023? – Quantas pessoas estão na fila de […]
Na sessão ordinária desta quarta-feira (11), o vereador Davi Provenzi Machado solicitou que através da secretaria de Saúde, seja informado a esta Casa Legislativa sobre as cirurgias oftalmológicas realizadas em Xaxim, no ano de 2023, sendo:
– Quantas cirurgias oftalmológicas foram realizadas em Xaxim no ano de 2023?
– Quantas pessoas estão na fila de espera?
– Qual o valor gasto pelo município de Xaxim?
– Qual o valor gasto/valor repassado pelo Estado de Santa Catarina?
— Vi uma matéria da prefeitura que trazia no título: ‘Prefeitura de Xaxim realiza mutirão de cirurgias de catarata’. Fui buscar informações e tem algumas contradições nesta questão. O Governo do Estado liberou mais de R$ 20 milhões para cirurgias de alta e média complexidade. No caso de cirurgias de catarata o Governo do Estado está pagando mais de R$ 1000 por cirurgia. O município de Xaxim está conveniado com o hospital de São Carlos e com o hospital de São para cirurgias de catarata, pterígio e alta complexidade na parte oftalmológica. O que me causa estranheza é que todos os municípios que eu liguei durante a semana relatam que quem paga essas cirurgias é o Estado. O que o município entra com contrapartida é o deslocamento destes pacientes até o local da cirurgia. Muito se fala que o Governo do Estado não está enviando dinheiro e a gente vê algumas contradições. O requerimento é justamente para que o município mande estas informações. E talvez o título da matéria seja mudado para ‘Governo do Estado realiza cirurgias de catarata em Xaxim’. Nada mais justo que mostrar quem tá pagando, os méritos têm que ser dado a quem está fazendo estas cirurgias — afirmou.