Assessoria

Lance Notícias | 29/09/2022 18:00

29/09/2022 18:00

7156 visualizações

Vereador sugere incremento no programa de melhoramento genético de vacas leiteiras

Na sessão ordinária de terça-feira (27) o vereador Volnei Dervanoski sugeriu a viabilização de incremento no programa de melhoramento genético, já desenvolvido no município, com inseminação artificial em vacas leiteiras. O propósito é desenvolver um programa com a utilização de sêmen sexado. Conforme o vereador, o intuito é de acelerar o melhoramento genético dos rebanhos, […]

Vereador sugere incremento no programa de melhoramento genético de vacas leiteiras

Na sessão ordinária de terça-feira (27) o vereador Volnei Dervanoski sugeriu a viabilização de incremento no programa de melhoramento genético, já desenvolvido no município, com inseminação artificial em vacas leiteiras. O propósito é desenvolver um programa com a utilização de sêmen sexado. Conforme o vereador, o intuito é de acelerar o melhoramento genético dos rebanhos, através do nascimento de um maior número de fêmeas com maior potencial leiteiro.

— Essa nova técnica visa acelerar o processo de melhoramento. 90% do sêmen seria para produzir fêmeas. Essa atividade tem que estar em constante evolução, não apenas na produção, mas tem outros índices que precisam ser melhorados. Nosso município possui dois robôs automáticos que tiram leite e a gente sabe que essa tecnologia está evoluindo, barateando os valores e com certeza novas propriedades vão aderir a essa tecnologia. E para aderir a essa tecnologia é preciso de animais adequados e que se enquadrem nesse padrão. Acho que seria interessante o município começar um trabalho nessa questão, pensando no futuro. A sugestão é que isso evolua e que o produtor tenha mais condições de permanecer na atividade — afirmou.

 

Deixe seu comentário