Xaxim

Maicon Fiuza | 03/08/2022 15:08

03/08/2022 15:08

8252 visualizações

Vídeo: extensionista da Epagri e presidente da CDL falam sobre Feirinha Noturna de Xaxim

Nesta quarta-feira (3), o Lance Xaxim recebeu a extensionista rural da Epagri de Xaxim Loiva Maria Dalmolin Battistella e a presidente do CDL Solange Oro, para falar sobre a 7ª edição Feirinha Noturna que acontece mensalmente. Primeiramente, Loiva inicia comentando sobre a história da feira municipal da agricultura familiar: — Temos que contextualizar um pouco […]

Vídeo: extensionista da Epagri e presidente da CDL falam sobre Feirinha Noturna de Xaxim

Nesta quarta-feira (3), o Lance Xaxim recebeu a extensionista rural da Epagri de Xaxim Loiva Maria Dalmolin Battistella e a presidente do CDL Solange Oro, para falar sobre a 7ª edição Feirinha Noturna que acontece mensalmente.

Primeiramente, Loiva inicia comentando sobre a história da feira municipal da agricultura familiar:

— Temos que contextualizar um pouco da história da feira aqui no município, ela existe desde o ano de 1988, temos agricultores que foram pioneiros como feirantes, tem toda uma história sobre a feira livre municipal, mas chegou em um momento em que ela ficou um pouco apagada estava em um local inadequado, tinham poucos agricultores que participavam, então ela precisava passar por uma reestruturação que se iniciou no ano de 2014 e foi muito importante para isso o projeto de construção do novo espaço da feira que é mais amplo e mais adequado — comenta.

Ela ainda destaca a importância da feira para toda a comunidade:

— A feira é muito importante para toda a comunidade importante, para os consumidores que conseguem ter uma relação mais próxima com quem produz, para os agricultores poderem complementar sua renda e melhorar a autoestima pelo fato de estarem ali todos os sábados fazendo a feira faz bem para eles enquanto valorização do seu trabalho, e temos a feira livre da agricultura familiar que acontece todo sábado com 14 famílias que produzem e trazem seu produtos e a comunidade gosta e valoriza a feira, acreditamos que este é um aspecto muito importante, pois fortalece também a economia local deixando recursos aqui no município — complementa.

Em consequência disso, nas sextas-feiras, acontece todo o mês a Feirinha Noturna que chega em sua 7ª edição e sobre a Feirinha Solange conta:

— A Feirinha é um trabalho colaborativo e isso é o que torna ela mais interessante e antes de falar de como começou quero sobre as pessoas envolvidas nisso tudo temos a CDL que toma frente de tudo o que é preciso para que ela aconteça então fica um agradecimento especial a diretoria do CDL pelo apoio, temos os feirantes com o objetivo de enaltecer essa potência que temos em nossa cidade eles são importantíssimos, temos a Epagri que consegue nos auxiliar, temos também toda uma parte legal que é necessária como layouts e os alvarás, temos também outro personagens como os parceiros da Salva e são esses personagens que tornam a feirinha mágica. A gente brinca que quando tem feirinha a praça ganha uma vida diferente as pessoas ficam ansiosa esperando. E começou tudo em um bate papo onde se trouxe essa possibilidade da feirinha noturna e a partir daí não paramos mais — conta.

Solange conta também sobre o que vem chamando sua atenção desde outras edições até agora:

— O que me chama atenção é que além de pessoas da família vem pessoas de fora, a comunidade convida pessoas de fora da cidade e já vemos elas circulando e aproveitando a feira. Tivemos na última edição a Pizza de polenta, temos uma comissão formada pela CDL; representantes do agricultores; Epagri; Salva e Prefeitura, então são estes braços que realizam a feirinha e ai a cada edição percebemos que temos que trazer algo de diferente como alguns convidados e na edição passada estava o pessoal da pizza de polenta que permanece nesta edição e já vou dar um spoiler aqui de quem serão os outros convidados, como o Sid Folk’s Trio blues e muita coisa incrível, teremos a Kaigangue que trará o choop e teremos duas empresas que trarão produtos para o dia dos pais que é pessoal do Lo Guapo e também da Nosso Campo— acrescenta.

Solange aproveita para chamar a atenção no que se refere a questões ambientais e desperdícios, por isso pede que quem vá prestigiar a feirinha leve sua sacola de casa uma sacola retornável.

Loiva também aproveita para reforçar o convite para que venham com amigos e familiares prestigiar a feirinha e adquirir os produtos a partir das 17h na praça Frei Bruno.

Deixe seu comentário