No dia 13 de julho as crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Prosperina Folle, participaram da “Vivência do silêncio – Branca de Neve e os 7 Anões” de maneira lúdica em um espaço significativo. Durante a realização do projeto foi abordado com as crianças a inclusão de pessoas surdas, por meio da interação com […]
No dia 13 de julho as crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Prosperina Folle, participaram da “Vivência do silêncio – Branca de Neve e os 7 Anões” de maneira lúdica em um espaço significativo. Durante a realização do projeto foi abordado com as crianças a inclusão de pessoas surdas, por meio da interação com o Dunga personagem da história cuja sua característica principal é a surdez.
De acordo com a coordenadora do CEIM Lucimara Ferrari, responsável pela aplicação do projeto, a vivência surgiu no projeto “Experienciando o mundo através das emoções”, desenvolvido com a turma do infantil III.
— Quando trabalhamos o desenvolvimento emocional das crianças elas se tornam capazes de identificar suas emoções e sentimentos e também das pessoas com quem convive. Deste modo é de extrema importância promover práticas e ações como esta que respeitam a identidade e as diferenças— fala.
Ainda conforme Lucimara, o projeto oportuniza por meio da Vivência do Silêncio um contexto que aproxima as crianças do mundo dos surdos e da língua dos sinais.
A história foi narrada pela professora regente Patrícia Lampunhani e interpretada em libras pela professora convidada Juliana Zoldan.
— Práticas como esta sensibilizam as crianças a se tornarem adultos que respeitam as diferenças e as particularidades de cada um— finaliza Lucimara