Empreendedorismo

Lance Notícias | 12/07/2022 11:15

12/07/2022 11:15

11908 visualizações

Você conhece o Núcleo da Mulher Empresária de Xaxim? Confira!

O Núcleo da Mulher Empresária de Xaxim foi criado em 16 de maio de 2014 e faz parte da ACIAX. O NMEXX não possui fins lucrativos, políticos e religiosos.  As atividades são regidas por um Regimento Interno e de acordo com o Estatuto Social da ACIAX. Atualmente o núcleo conta com 20 mulheres nucleadas ativas. […]

Você conhece o Núcleo da Mulher Empresária de Xaxim? Confira!

O Núcleo da Mulher Empresária de Xaxim foi criado em 16 de maio de 2014 e faz parte da ACIAX. O NMEXX não possui fins lucrativos, políticos e religiosos.  As atividades são regidas por um Regimento Interno e de acordo com o Estatuto Social da ACIAX. Atualmente o núcleo conta com 20 mulheres nucleadas ativas.

O núcleo tem por objetivo, promover a aproximação das mulheres empreendedoras e da ACIAX, de modo a estimular entre elas o companheirismo, o associativismo e o espírito de mútua e constante colaboração.

Além disso, busca criar um clima propício à cooperação, troca de experiências profissionais, ideias e ação conjunta das mulheres empresárias, no plano comum dos problemas que lhes são peculiares.

Além destes, o NMEXX possui outros objetivos como: promover a ética profissional, a capacitação interna das nucleadas, a união e o fortalecimento da classe feminina, o desenvolvimento e o intercâmbio entre participantes, a promoção de ações sociais e interação com a comunidade, a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, a promoção do desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente e a busca de soluções empresariais para as empresas e suas colaboradoras, além de amparar, defender, orientar e coligar os interesses das mulheres empresárias.

Michele que é a coordenadora do núcleo, conta que as reuniões no NMEXX acontecem mensalmente, nas terças-feiras, na sede da ATRAX, na sala de reuniões da ACIAX – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim. E salienta quais são os dias de encontro.

— Nos reunimos duas vezes no mês, a primeira reunião na segunda terça-feira do mês onde são tratados assuntos internos do núcleo como os próximos eventos, as próximas capacitações e a segunda reunião na quarta terça-feira do mês que é uma Visita Técnica Nucleada na empresa de uma das nucleadas, momento onde cada nucleada tem a oportunidade de apresentar sua empresa, contar como a empresa iniciou, enfim, contar sua história de sucesso. Essa segunda reunião dura em torno de 30, 40 minutos— conta.

Sobre o período de gestão, Michele explica que o ano social do Núcleo inicia em 1º de janeiro e encerra em 31 de dezembro do ano seguinte. E na gestão atual, estão à frente do NMEXX as seguintes nucleadas:

Gestão 2022/2024

Coordenadora: Michele Pinzetta

Vice Coordenadora: Talita Regina Bisol Simonato

Tesoureira : Daniane Dall’Igna

Secretária : Graziela Provenzi

Àquelas que quiserem e tiverem interesse em fazer parte do Núcleo da Mulher Empresária, precisam se encaixar em alguns critérios:

Mulheres maiores de 18 anos, sem limite de idade, ser pessoa física e/ou jurídica e pertencer ao quadro social da empresa ou profissionais autônomos, ter idoneidade comprovada, ser proprietária, sócia quotista ou administradora de empresa associada da ACIAX.

Além disso, Michele explica que a entrada de novas nucleadas ocorre uma vez por ano e os nomes são indicados pela nucleadas ou, por interesse da própria empresária que quiser participar. Após se tornar nucleada, é necessário colaborar com mensalidade de R$30 mensais, valor este que é revertido para despesas do núcleo.

Interessadas devem deixar seus nomes ou manifestar interesse diretamente na ACIAX.

Eventos da NMEXX

— O núcleo possui dois eventos anuais, o Brunch dos Lenços que já está indo para a sétima edição e é um evento realizado em uma terça-feira, geralmente no mês de outubro, em comemoração ao Outubro Rosa, com fim beneficente, onde parte dos lucros é destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer. Este ano, o evento faz parte do calendário municipal de eventos e vai acontecer no dia 11 de outubro, sem local definido ainda. Neste evento, também, as mulheres são convidadas a levar um lenço, que pode ser usado ou novo para fazer doação à Rede Feminina de Combate ao Câncer — explica Michele.

Os lenços que são arrecadados neste evento, são utilizados pela Rede Feminina para venda, doação às mulheres que estão passando pelo Câncer e também para utilização no artesanato interno da rede.

Outro evento que faz parte do NMEXX, é o Sextou Delas, um evento com música estilo balada, onde as nucleadas se reúnem para comer, conversar com as amigas e se divertir. Neste evento, somente mulheres participam e a renda do mesmo, é destinada para capacitação interna, cursos de mídias sociais, curso de oratória e outros.

Para finalizar, Michele faz o convite:

— As mulheres que tiverem interesse em fazer parte do núcleo podem estar deixando os nomes na ACIAX e manifestar esse interesse, serão bem-vindas ao Núcleo— finaliza.

Deixe seu comentário