Assessoria

Lance Notícias | 09/09/2022 15:30

09/09/2022 15:30

8792 visualizações

Xaxim deve receber acervo de livros para a Biblioteca Pública Desembargador Alves Pedrosa

Xaxim deve receber acervo de livros para a Biblioteca Pública Desembargador Alves Pedrosa

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO:

Em meio à perda de bibliotecas públicas no país, projeto social  Nossa Biblioteca rema contra maré e acredita na formação de novos leitores.

Apesar da perda de mais de 764 bibliotecas públicas no Brasil no período de 2015 a 2020, o hub de projetos Nossa Biblioteca já distribuiu mais de 72 mil livros pelo país e não pretende parar por aí. A iniciativa com realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, age promovendo a literatura em bibliotecas escolares, comunitárias, de ONGs e do sistema prisional. Patrocinada por diversas empresas via Lei Federal de Incentivo à Cultura, já alcançou a marca de 368 bibliotecas atualizadas e até o final de setembro pretende enviar mais 20 acervos de livros que serão distribuídos para os estados da Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos meses de agosto e setembro de 2022.

Segundo Adriane Laste, idealizadora do projeto e responsável pelo relacionamento institucional com os patrocinadores, é de extrema importância que haja incentivos para que a educação brasileira consiga reverter este cenário de perda tão alarmante.

— A leitura é a base da educação de um país. Nosso objetivo é levar essa base para o máximo de pessoas possível e formar novos leitores”, conta Adriane. Sonhando em alcançar a marca de 100 mil livros distribuídos por todas as regiões do Brasil, ela ressalta a importância do apoio das empresas: “aliado aos nossos objetivos, temos as instituições que visualizam a oportunidade de deixar a sua marca na educação como parte vital do Nossa Biblioteca —explica.

Nesta edição, o projeto Nossa Biblioteca – Lei Federal de Incentivo à Cultura – Pronac 212603 pretende enviar 20 bibliotecas, contendo 150 títulos cada, para dezoito escolas e duas bibliotecas públicas. De 15 de agosto ao final de setembro serão contempladas as cidades de Feira de Santana na Bahia, com patrocínio da Vipal, e Xaxim em Santa Catarina, com patrocínio da Rafitec Propex. No Rio Grande do Sul as escolhidas foram Bento Gonçalves, com patrocínio da LNF, Nova Santa Rita, com patrocínio da Dorf Ketal Brasil, e Teutônia, Candelária, Roca Sales, Mato Leitão, Santa Clara do Sul e Osório, com patrocínio da Beira Rio.

O trabalho do Nossa Biblioteca vai além do envio de livros e conta com especialistas em todas as áreas, incluindo a curadoria do escritor Luis Carlos Fischer, que seleciona os títulos levando em consideração os programas de leituras oficiais de Ensino Fundamental e Ensino Médio, leituras obrigatórias e recomendadas para vestibulares e os livros destinados ao EJA (Educação de Jovens Adultos).

— Os acervos enviados são muito ricos e atendem todas as faixas etárias —  comenta Fischer.

— Nos preocupamos também em contemplar livros dos mais variados gêneros literários e publicações recentes que estejam entre as mais vendidas”, complementa o curador do projeto. Eventos sociais também fazem parte do Nossa Biblioteca e esta edição contará com duas oficinas de contação de histórias, para alunos e professores, e três eventos especiais de contação de histórias com datas e locais a definir. As ações sociais disponibilizarão os recursos de LIBRAS e audiodescrição caso os locais tenham alunos e/ou professores surdos, cegos ou baixa visão — explica.

 

Deixe seu comentário