Bombeiros

Lance Notícias | 07/07/2022 15:10

07/07/2022 15:10

7044 visualizações

Xaxim terá um novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar

Xaxim terá um novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Xaxim, Nolan Rafael Volkweis conversou com o Lance Xaxim sobre a construção do novo quartel no município.

— Esse projeto antecede a minha chegada aqui. Já passaram alguns comandantes e sempre foi o foco. A gente é muito grato pelo ambiente que utilizamos hoje, que foi construído por muitas mãos, pela comunidade, um local cedido da Prefeitura municipal. Mas atualmente ele não atende mais as demandas, tanto de espaço físico e até de localização. Na última visita do governador do Estado foi solicitado destinação de recurso e o mesmo sinalizou que vai verificar as possibilidades e para quando isso poderia acontecer — diz.

Nolan conta que apesar do prédio atual ser bom, o anseio do Corpo de Bombeiros é o novo quartel, que vem há tempos sendo adiado. Agora com terreno doado pela Prefeitura de Xaxim e o projeto da construção em mãos, todos estão esperançosos.

— Nós estamos com bastante esperança, sabemos que tem o período eleitoral agora, mas tão logo cesse esse período, acreditamos que vai ser possível executar esse projeto que a comunidade de Xaxim merece há muito tempo. —diz

O terreno escolhido para a construção do novo quartel ficará próximo ao primeiro trevo da cidade, sentido Chapecó à Xaxim, e irá facilitar o deslocamento dos bombeiros para os acidentes na BR 282 que é o foco maior dos bombeiros por se tratar de vítimas com risco de vida, principalmente se os mesmos tiverem vítimas presas nas ferragens.

Além disso, a nova localização do quartel, irá facilitar, também, o deslocamento para todas as áreas do centro de Xaxim, melhores condições de trabalho para os bombeiros militares e comunitários e melhor atendimento à comunidade.

O Corpo de Bombeiros Militar de Xaxim, em sua circunscrição atende as cidades de Xaxim, Lajeado Grande e Marema, além das limitações até Coronel Freitas, Cordilheira Alta, Xanxerê e Arvoredo. Além disso, em casos de acidentes graves, o Quartel presta auxílio também à cidade de Chapecó.

Questionado sobre ocorrências rotineiras o comandante responde:

— A BR-282 é o nosso maior número de ocorrências com gravidade e como a gente não tem SAMU aqui, com os casos clínicos o número de atendimentos acaba sendo maior, mas o que tem mais expressividade, o que dá mais impacto e até ceifa vidas, são os acidentes de trânsito— explica.

Nolan colocou o quartel a disposição da população de Xaxim e falou sobre o desafio de assumir o quartel dos bombeiros na cidade.

— É um desafio grande, mas a alegria é muito maior. Como eu comentei antes de iniciar a entrevista, estou muito feliz em estar substituindo o major Kehl que fez um brilhante trabalho. Ficou fácil o meu trajeto aqui porque eu tenho então esse projeto do quartel para dar andamento, já temos sinalizado uma ambulância para ser entregue nos próximos 30 ou 60 dias, temos parceria da câmara de vereadores junto com o poder público municipal que irão conseguir para nós uma caminhonete 4×4 via emenda parlamentar, então só colher isso que foi plantado e continuar fazendo esse trabalho aqui pra cidade de Xaxim — finaliza.

Deixe seu comentário