Sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será operado pela Polícia Militar
A Prefeitura de Xaxim deu um passo importante rumo ao reforço da segurança pública com o uso da tecnologia. Na manhã desta quarta-feira (23), lideranças locais, representantes de entidades, empresários e órgãos de segurança participaram de uma reunião para discutir a implantação de um sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial, utilizando inteligência artificial.
O projeto prevê a instalação de 80 câmeras em locais estratégicos do município, com monitoramento feito pela Polícia Militar. A proposta está em fase de construção coletiva e busca envolver poder público, sociedade civil e setor privado na estruturação do sistema.
Durante o encontro, realizado na sede da prefeitura, o prefeito em exercício, Gelci Della Corte, destacou que a segurança é uma responsabilidade do Estado, mas deve ser construída com a participação de todos. “Nosso objetivo é que esse sistema funcione de forma integrada, com adesão voluntária de empresários, entidades e instituições à central da PM”, afirmou.
O secretário de Administração, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Beto Grasel, reforçou os ganhos esperados com a iniciativa. “Estamos falando de um sistema moderno, necessário e eficiente. A tecnologia vai nos ajudar na prevenção de crimes, na identificação de suspeitos e principalmente em oferecer mais tranquilidade à população”, explicou.