Lance Notícias | 16/10/2022 16:30

16/10/2022 16:30

40447 visualizações

A lei da Hierarquia ou Lei da Ordem

Segundo Bert Hellinger, A lei da Hierarquia ou lei da Ordem, fala que: quem chegou primeiro tem precedência sobre os que chegaram depois. Exemplo: Os pais tem hierarquia sobre os filhos, como os avós são hierarquia para os seus filhos e netos. Sempre, quem chegou primeiro precisa ser respeitado pela sua ordem de chegada e posição. Essa ordem motiva o sistema familiar a viver em paz e equilíbrio. Bert Hellinger exemplificou a ordem e o amor nesse poema que transcrevo parte dele:

 

Ordem e amor

“O amor preenche o que a ordem abarca.

O amor é a água, a ordem é o jarro.

A ordem reúne,

o amor flui.

Ordem e amor atuam unidos.

Como uma canção obedece às harmonias

o amor obedece à ordem”…

 

Quando essa ordem, a hierarquia esta invertida, sendo desconsiderada dentro do sistema familiar que pode ocorrer das mais variadas maneiras, começam a ocorrer diversos conflitos familiares que conscientemente na maioria das vezes não é identificado como um sintoma dessa desordem. Os sintomas podem vir representados por doenças, perdas financeiras, dificuldade de prosperar nas mais diferentes áreas, conflitos de convivência, desavenças, entre outras dinâmicas. Para resolver esses conflitos a ordem precisa ser restabelecida, é preciso  dar o lugar de direito a cada um conforme chegada no sistema familiar. Ressaltando que não precisamos concordar com tudo o que os nossos pais e avós fazem, mas é preciso respeitar.

Quando abrimos um campo de constelação familiar observamos claramente quando alguém do sistema esta fora do lugar, ou seja, em desordem.

Lembramos também, que temos ordem de hierarquia em todos os espaços de convivência o qual fazemos parte. Dentro família, no trabalho, nos grupos de amigos, grupos políticos, clubes de serviço, na nossa sociedade, etc. Então, mesmo que não gostemos da hierarquia que nos representa precisamos aprender a respeitar. Em uma empresa, por exemplo, precisamos respeitar a hierarquia do fundador, do dono, dos diretores e assim por diante. Também temos a hierarquia por tempo de empresa, hierarquia por idade, hierarquia de conhecimento e de função. Quando aprendemos a respeitar quem veio primeiro, temos mais facilidade de sucesso ao assumirmos qualquer função que já tenha sido desenvolvida por outra pessoa. Algumas frases sistêmicas que podem ser ditas para respeitar hierarquias: Você veio antes. Eu honro Você. Eu faço diferente, não melhor que você.

“ Se você tentar ocupar o lugar que não é seu, você nunca será esta pessoa e nem a sombra do que poderia ser”. (Carlos Froes)

Se você quiser saber mais sobre esse assunto entre em contato pelo fone: 49-999965626 – Eliete T. Gabiatti – Consteladora Sistêmica Familiar-Xaxim/SC

Deixe seu comentário