Daiane Caroline Hein | 24/06/2023 09:36

24/06/2023 09:36

17682 visualizações

Bicicletas e motos elétricas: saiba as regras

Cada vez mais popular no Brasil, as motos e bicicletas elétricas, tem tomado cada vez mais espaço pelas ruas das cidades, fatores como economia, mobilidade e meio ambiente, é o que fazem as pessoas aderirem cada vez mais a esse meio de transporte.

A bicicleta elétrica é um veículo de duas rodas que possui um motor elétrico numa das rodas que ajuda o ciclista a pedalar. Também conhecida como e-bike. Já a moto elétrica é um veículo que pode ser carregado na tomada, uma vez que possuem motor elétrico e bateria.

Também chamadas de ciclomotor, esse veículo pode ser encontrado em dois modelos no mercado: a motocicleta e a scooter. O modelo das motocicletas, geralmente, oferecerem mais espaço para ter um compartimento de carga para o motociclista guardar o que quiser.

Já as scooters ou lambretas como são chamadas, não possuem o quadro central e o motor elétrico costuma ficar diretamente acoplado à roda traseira, dispensando corrente e as baterias ficam nas plataformas.

Mas e aì, é necessário ter carteira de habilitação para conduzir esses modelos. Apesar da facilidade, existem algumas regras de trânsito que devem ser respeitadas. Veremos a seguir:

NÃO É EXIGIDO CNH para: bicicleta elétrica com potência máxima de 250 watts, alcançar velocidade de até 25 km/h e não possuir acelerador.

É NECESSÁRIO TER CNH: é necessário ter CNH de categoria A ou a ACC (autorização para condução de ciclomotor) para dirigir a motocicleta, que possui potência de 351 até 4.000 watss, com velocidade máxima de 50km/h e autonomia de propulsão. Essas regras também valem para bicicletas elétricas que possuem potência superior a 4 kW (quatro quilowatts) e velocidade máxima declarada pelo fabricante superior a 50 km/h.

Segundo o Código de Trânsito, o motorista de ciclomotor deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para a condução dos demais veículos, ou seja, ter idade mínima de 18 anos.

Também são exigidos para esses veículos alguns itens de segurança: uso do capacete em todos os casos. Além disso, a e-bike, como também pode ser chamada, precisa ter o indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados e pneus em condições mínimas de segurança.

Deixe seu comentário