A vida é uma caixa de surpresas, até na vida dos animais, e essa surpresa aconteceu em uma propriedade no interior de Xaxim, onde nasceu uma ovelha com duas bocas. O Lance Xaxim conversou Adson Luiz Cunico, que presenciou o acontecimento. Adson relata que ouviu barulhos diferentes vindos do das ovelhas, quando notou o nascimento […]
A vida é uma caixa de surpresas, até na vida dos animais, e essa surpresa aconteceu em uma propriedade no interior de Xaxim, onde nasceu uma ovelha com duas bocas.
O Lance Xaxim conversou Adson Luiz Cunico, que presenciou o acontecimento. Adson relata que ouviu barulhos diferentes vindos do das ovelhas, quando notou o nascimento da mesma. No começo, Adson não notou a diferença no pequeno animal, vindo a reparar apenas no dia seguinte ao nascimento, a presença de uma outra boca no animal.
Em dúvida, Adson procurou seu professor, formado em Zootecnia, para explicar o ocorrido. O Lance Xaxim, também entrou em contato com o professor Josue Topazio, que explicou o porquê da existência de uma segunda boca na ovelha.
Uma das hipóteses, é que houve uma má formação no osso da cabeça do animal, ainda no útero da mãe, que não completou o fechamento correto da cabeça, originando o desenvolvimento de uma semi-cabeça, esse processo é conhecido com Meningocele, que pode desenvolver no animal a presença de duas bocas, duas cabeças ou quatro olhos. Esse seria o motivo do nascimento da ovelha com duas bocas.
A segunda hipótese, é que em animais ruminantes, como ovelhas, vacas, entre outros, que produzem mais de um óvulo viável em cada cio, podendo ser fertilizado mais de um óvulo, trazendo a má formação do mesmo, ocasionando a forma incorreta do desenvolvimento do animal, fazendo o corpo entender este processo como uma rejeição, unindo os óvulos, fazendo os filhotes nascerem grudados.
Infelizmente, a ovelha nasceu muito fraca e com falta de apetite, fazendo com que ela falecesse na noite do dia 19 de abril.