Vencedores serão conhecidos na próxima terça-feira (11) durante solenidade em Brasília
Chapecó, Lajeado Grande e Maravilha são os municípios que representarão a região oeste catarinense na etapa nacional do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Esta iniciativa reconhece e valoriza ações inovadoras dos governos municipais que visam melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e incentivar o desenvolvimento territorial. Os vencedores serão anunciados na próxima terça-feira (11), às 18 horas, em Brasília.
O PSPE premia boas práticas municipais e estimula a inovação no setor público, contribuindo para a ampliação das capacidades municipais, promovendo a aprendizagem e inspirando novos projetos. Ao todo, são dez categorias: Cidade Empreendedora, Compras Públicas, Empreendedorismo na Escola, Empreendedorismo Rural, Governança Territorial, Inclusão Produtiva, Sala do Empreendedor, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente, e Turismo e Identidade Territorial.
O gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, agradeceu a participação de 18 prefeituras da região na etapa estadual do PSPE. “Essas iniciativas promovem o desenvolvimento no ambiente de negócios e no território, além de fomentar o empreendedorismo. São projetos inovadores que servem de inspiração para outros municípios, por isso nossa expectativa é muito positiva para nossos três finalistas”, afirmou Trennepohl.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.
Iniciativas Selecionadas
Chapecó conquistou o 1º lugar na categoria Inclusão Produtiva com o programa “Chapecó Abraços Abertos”. Este programa integra diversas iniciativas municipais para atender novos moradores, oferecendo serviços como regularização de documentação, moradia, alimentação, oportunidades de trabalho e cursos de capacitação.
Lajeado Grande venceu na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente com o programa “Menos Lixo Mais Futuro”. Iniciado em 2021, o programa visa tratar os resíduos gerados pelo município de maneira sustentável, economizando mais de 50% nos custos de coleta de lixo e envolvendo a comunidade em ações sustentáveis.
Maravilha foi premiada na categoria Compras Públicas com o projeto “Sustentabilidade no Prato”. Este projeto conecta a alimentação nas escolas ao empreendedorismo rural, promovendo a saúde dos alunos e fortalecendo a economia local ao apoiar produtores rurais.
Os prefeitos dos municípios finalistas expressaram orgulho pelas conquistas e compromisso em continuar desenvolvendo projetos que beneficiem suas comunidades. O resultado da premiação é aguardado com grande expectativa pela região oeste catarinense.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizaciona