Comunidade

Gustavo Mota | 02/05/2024 10:46

02/05/2024 10:46

30459 visualizações

Comunidade questiona acessibilidade e priorização de vacinas contra gripe em Xaxim

Moradores de Xaxim pedem agilidade na distribuição de vacinas contra a dengue

A Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria Municipal de Saúde, expressa preocupação devido à baixa procura pela vacina contra a gripe na região. A comunidade tem levantado questões sobre a disponibilidade e acessibilidade das vacinas.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp

Moradores locais questionam a distribuição das vacinas, sugerindo que estas deveriam ser disponibilizadas apenas para quem deseja se vacinar, deixando de lado aqueles que optam por não se vacinar. Uma moradora comentou: “É só liberar para quem quer tomar e deixar esses retardados sem, se eles quiserem se vacinar que vão comprar.”

Além disso, surgiram críticas em relação à burocracia anual para comprovar a elegibilidade para receber a vacina da gripe. Uma moradora enfatizou a dificuldade enfrentada por pessoas que não estão inseridas nos grupos prioritários tradicionais, como profissionais de saúde. Ela sugeriu que cada unidade de saúde poderia elaborar uma lista com os nomes das pessoas que têm direito à vacina, facilitando o acesso para grupos como os professores.

O setor de imunização é regido por protocolos e notas técnicas, estas vindo do nível estadual e federal, até chegar no município, devemos sem restrição seguir esta ordem, para que seja um funcionamento dentro da legalidade.

Deste modo em campanhas de vacinação, estas normas seguem da mesma forma. Entendemos a preocupação da população, porém os profissionais de saúde trabalham seguindo estas orientações, assim que o Ministério da Saúde faz alteração de grupos aptos para receber vacinas, o estado se adequa a realidade e encaminha aos municípios, autorizando assim, a imunização de um novo publico alvo.

Deixe seu comentário