Sem categoria

Lance Notícias | 04/07/2022 11:29

04/07/2022 11:29

7988 visualizações

Ex-presidente do Lions Clube Xaxim avalia ano que esteve à frente do Clube

Tendo chegado ao fim do seu ano Leonístico na presidência, Fábio José Bortoncello conta sobre os projetos realizados no mandato ao lado da esposa Lilian Chiodi e avalia sua atuação como presidente no mandato 2021/2022. Fábio conta que mesmo durante o período de pandemia, conseguiram realizar a 15ª edição do Festival da Lasanha, festival que […]

Ex-presidente do Lions Clube Xaxim avalia ano que esteve à frente do Clube

Tendo chegado ao fim do seu ano Leonístico na presidência, Fábio José Bortoncello conta sobre os projetos realizados no mandato ao lado da esposa Lilian Chiodi e avalia sua atuação como presidente no mandato 2021/2022.

Fábio conta que mesmo durante o período de pandemia, conseguiram realizar a 15ª edição do Festival da Lasanha, festival que tem como objetivo arrecadar fundos para custear as ações e auxílios realizados pelo clube durante o ano. A edição foi realizada com sucesso, mesmo tendo de ser adaptada a realidade daquele momento.

O Ex-presidente conta, ainda, que durante seu Ano Leonístico (junho 2021 a julho 2022), auxiliaram direta e indiretamente mais de 11.000 pessoas, norteados pelas 5 causas globais de Lions internacional: combate à fome, visão, meio ambiente, diabetes e câncer infantil.

Se tratando do combate à fome, Fábio informa que conseguiram doar alimentos para diversas famílias no município:

— Foram distribuídos mais de 3.000 kg de alimentos para as famílias mais necessitadas (em forma de cestas básicas, leite, frutas e suplementos alimentares) — relata.

A visão que também é uma das causas que o Clube se importa, contou com a parceria da Secretaria da Saúde do Município e com a Digitus Joalheria para auxiliar 46 crianças necessitadas em fase escolar com tratamento oftalmológico, cuidando desde a triagem, consultas com especialistas e doações de armações e óculos completos aos que necessitavam.

Além destes, o Clube desenvolveu projetos ao longo do ano Leonístico com relação ao meio ambiente, para diminuir os impactos ambientais na cidade de xaxim, realizando limpeza de fontes, recolhimento de lixos e plantio de arvores nativas em áreas degradadas.

O Ex-presidente comenta sobre o trabalho de prevenção nas escolas e nas casas acerca da diabetes e do câncer infantil através das agentes de saúde.

— Desenvolvemos campanhas de conscientização acerca desses dois assuntos de extrema importância haja visto que em nossa região os índices de crianças acometidas com essas duas doenças estão em nível preocupante — comenta.

Além das cinco causas globais, o Clube trabalha na campanha de conscientização no trânsito e prevenção de acidentes e possui um banco ortopédico com empréstimos de cadeiras de rodas e banho, camas hospitalares, muletas e andadores aos que necessitam e também no auxílio em tratamentos de saúde com encaminhamentos de exames, consultas e na compra de medicamentos.

O Lions Clube de Xaxim também fornece auxilio voluntário e financeiro a algumas entidades do munícipio como: Apae, Ceaca, Rede Feminina De Combate Ao Câncer, Associação Dos Implantados Renais e outras.

Próximo às festividades de fim de ano, o Clube realiza a campanha Natal Solidário, onde busca fazer a arrecadação e distribuição de alimentos, brinquedos e fornecer auxílio no período natalino.

Fábio conta como foi a experiência de estar à frente de um Clube tão importante para a sociedade ao lado da esposa Lilian Chiodi:

— Para mim foi uma experiência única, pois aprendi muito sobre o Leonisno e também a gerenciar um clube de tamanha importância, além do aprendizado com os mais experientes. Estar à frente do Clube me fez ter uma visão diferente do mundo que vivemos, aumentei minha compaixão e carinho pelo próximo. E mais uma vez ficou provado em mim que o trabalho voluntário e a ajuda ao próximo com pequenos gestos podemos fazer desse mundo um lugar melhor para viver— finaliza.

Deixe seu comentário