Cultura

Lance Notícias | 22/08/2022 09:49

22/08/2022 09:49

13730 visualizações

Filho assume negócio do pai com a fabricação de produtos a base da cana de açúcar

A cantina existe desde 2016, o empreendimento começou com seu Adolfo Hammerich, muito conhecido em Xaxim pelas rapaduras e açúcar mascavo que eram produzidos na propriedade há muitos anos. No ano de 2013 seu Adolfo faleceu, e em 2014 o filho Sestilo Darci Hammerich junto com alguns amigos começou novamente a produção de açúcar e […]

Filho assume negócio do pai com a fabricação de produtos a base da cana de açúcar

A cantina existe desde 2016, o empreendimento começou com seu Adolfo Hammerich, muito conhecido em Xaxim pelas rapaduras e açúcar mascavo que eram produzidos na propriedade há muitos anos.

No ano de 2013 seu Adolfo faleceu, e em 2014 o filho Sestilo Darci Hammerich junto com alguns amigos começou novamente a produção de açúcar e rapaduras.

O Lance Xaxim conversou com o filho de Sestilo, ele conta que após a nova empreitada na produção a Epagri de Lajeado Grande fez a proposta para que Sestilo elaborasse um projeto para conseguir um financiamento disponibilizado para a agricultura familiar.

— A ideia era conseguir os equipamentos, pois segundo a Epagri o produto era bom, além de todo o histórico da família — conta.

Como incentivo da Epagri, a família adquiriu as amoendas e em 2016 iniciaram a produção de açúcar mascavo, rapadura de amendoim e melado. Além destes itens a família sempre trabalhou com a produção de vinho, tinto e branco.

— Em 2017 decidimos colocar também um alambique para produção de cachaça e licores. As cachaças são todas envelhecidas em barris de carvalho — fala.

Na propriedade da família é mantido também um parreiral com cerca de 1.600 pés de uva. Toda a produção é feita na propriedade, localizada no interior do município de Lajeado Grande.

— Temos alguns pontos de venda na cidade de Xaxim e o restante são pessoas que vem buscar direto na propriedade, além de pessoas de fora como Florianópolis, Cascavel, Criciuma, pessoas que vem visitar os parentes e vem buscar os produtos — diz.

Hoje o local está aos cuidados do casal Maria Marilei Brunetto Hammerich e Sestilo Darci Hammerich.

Deixe seu comentário