Variedades

Maicon Fiuza | 17/10/2022 11:15

17/10/2022 11:15

7866 visualizações

INDABA marca primeiro evento no CEPE, em Xaxim

INDABA marca primeiro evento no CEPE, em Xaxim

Mais de uma centena de pessoas estiveram reunidas nos dias 08 e 09 de outubro no Campo Escoteiro Padre Edgard (CEPE), em Xaxim, para o Indaba da Área Escoteira Oeste de Santa Catarina, marcando o primeiro evento oficial do CEPE. O local, de energia revigorante, proporcionou conhecimento por meio de oficinas, socializações, reuniões e trabalhos manuais aos cerca de 136 adultos voluntários de 19 grupos escoteiros dos distritos Oeste, Extremo Oeste, Centro Oeste, Vale do Rio Uruguai e Fronteira.

Um dos destaques do Indaba foi o Mutirão do CEPE, cujo objetivo consistiu na doação do resultado financeiro da atividade, no valor aproximado de R$ 5.300,00, mais contribuição com trabalhos voluntários pelos participantes realizados na tarde do dia 08, em favor do Campo Escoteiro Padre Edgard, pertencente a todos os grupos escoteiros de Santa Catarina. Diante disso, os integrantes do Indaba, bem como os grupos participante do ARL do Distrito Oeste, em Chapecó (03 e 04/09/2022) cuja doação ao CEPE foi de R$ 4.700,00, tiveram seus nomes gravados em placa, como forma de agradecimento da Região pela grandiosidade do gesto em prol do Campo Escoteiro.

— Tanto a doação, quanto os trabalhos voluntários, durante o Indaba, são primordiais nessa fase do Campo Escoteiro. A todos os envolvidos, nossa gratidão e desejo que possam fazer bom uso desse local, com seus jovens e adultos, muitas e muitas vezes — disse o coordenador do CEPE, Rudinei Frese.

A programação do Indaba reservou ainda momentos de muita interação nas oficinas de nós, amarras, canções e jogos, além de atividades radicais, com a empresa Perspectiva Vertical – Aventuras. Nas atividades noturnas, houve a observação das estrelas, com orientação do professor, Daniel Iunes Raimann, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e do astrônomo amador e astrofotógrafo, Cristian Madoglio, ambos integrantes da Associação Apontador de Estrelas, de Chapecó, e o fogo de conselho, com esquetes criativas e acendimento com água, elemento marcante do campo. Teve, ainda, a reunião do 1º Grupo de Gilwell, coordenada pelos chefes Roberto Basso e Gustavo Reffatti.

—Tudo ocorreu além do esperado e agradecemos aos voluntários que tornaram possível o evento. Algumas pessoas incluindo todos os diretores regionais e a vice-presidente do Conselho de Administração Nacional, Daniela Gomes, participaram como doadores. Iniciamos as atividades, neste local, com chave de ouro e haveremos de fazer muitas outras ainda — frisa a coordenadora da Área Escoteira Oeste, Sonia Mara Liotto.

O Indaba reservou espaço para entrega dos certificados de nomeação de coordenadores distritais, Carmen Zilles, Duilho Arcanjo Dutra, Elir José Engel, Marco Aurélio Soroka, Shirley Oestreich De Mello e Leandro Crestani, nomeação do coordenador de Atividades Radicais do CEPE, Luan Claudio Favareto, bem como a entrega de certificação da nomeação de coordenador do ELO Nacional para Roberto Basso. Ainda nas cerimônias, houve a entrega do troféu “Gralha Azul” para os seguintes grupos escoteiros: Áquila, Atalaia, Bracatinga, Do Ar Julio Wolff La Salle, Flor de Araucária, Gonçalves Dias e Xapecó.

O momento espiritual foi marcante com a renovação da promessa escoteira do jovem Arthur Varnier Frese, agora, como adulto voluntário e a homenagem “in memorian” à escotista Celene Maria Oestreich, do Grupo Escoteiro Lírios do Campo, de Cunha Porão/SC.

— Cuidar e preparar os adultos para atender as necessidades na formação dos jovens é o foco desta gestão dos escoteiros de Santa Catarina. Diante de tudo o que vivemos no Indaba e Mutirão vimos que estamos no caminho certo. A motivação e alegria em servir estavam estampadas no olhar de cada participante. É necessário muito trabalho e dedicação para, ao longo dos anos, deixar esse local pronto para receber os grupos escoteiros. Só temos de agradecer, inicialmente ao Coordenador do CEPE, Chefe Rudinei Frese, pela dedicação ao campo escoteiro, e como coordenador deste evento, como também, nossos agradecimentos aos demais integrantes da comissão organizadora Sonia Mara Liotto e Duilho Arcanjo Dutra e a todos que fizeram o Indaba/Mutirão acontecer. Até breve, irmãos — destacou o presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Narcizo Saffério Giraldi, no encerramento do evento.

 

Texto: Cleusa Varnier Frese | Diretora Regional de Marketing
Imagens: Arthur Varnier Frese | Diretoria Regional de Marketing

Deixe seu comentário