Variedades

| 12/10/2022 15:30

12/10/2022 15:30

8091 visualizações

Novas regras para rótulos de alimentos entraram em vigor

As novas regras para a rotulagem de alimentos entraram em vigor no início desta semana. Para produtos com prazo de validade mais longo, a data final para adequação pode variar entre o mesmo dia de 2023, 2024 ou 2025. Entre as mudanças, está a inclusão de mais informações nas embalagens e a padronização da cor […]

Novas regras para rótulos de alimentos entraram em vigor

As novas regras para a rotulagem de alimentos entraram em vigor no início desta semana. Para produtos com prazo de validade mais longo, a data final para adequação pode variar entre o mesmo dia de 2023, 2024 ou 2025.

Entre as mudanças, está a inclusão de mais informações nas embalagens e a padronização da cor da tabela nutricional, que passará a ter as letras sempre pretas e o fundo sempre branco. Será obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para facilitar a comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.

A principal mudança é a inserção de um símbolo de lupa na parte superior frontal do rótulo quando aquele produto contiver uma quantidade de açúcares adicionados, gorduras saturadas ou sódio acima da recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, a tabela deverá ser localizada, em geral, próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua, não poderá ser apresentada em áreas encobertas ou de difícil visualização. O número de porções também passa a ser obrigatório.

O objetivo da mudança é que fique claro para o consumidor que o alto teor daquele nutriente pode ser perigoso para a saúde.

Deixe seu comentário