Cada país tem sua própria Música Folk (ou tradicional), mas o termo ‘Folk’ geralmente se refere à música americana que passou por gerações pela tradição oral. É uma música simples e acústica que gira em torno dos eventos cotidianos das pessoas comuns. Muitas canções Folk tradicionais não tem um autor conhecido, elas simplesmente evoluíram ao […]
Cada país tem sua própria Música Folk (ou tradicional), mas o termo ‘Folk’ geralmente se refere à música americana que passou por gerações pela tradição oral. É uma música simples e acústica que gira em torno dos eventos cotidianos das pessoas comuns. Muitas canções Folk tradicionais não tem um autor conhecido, elas simplesmente evoluíram ao longo dos anos.
Em Xaxim a banda Sid Folk’s Trio preza pelo estilo musical Folk e para falar sobre a banda o Lance Xaxim conversou com Sid Geremia que contou sobre como surgiu do trio:
— O grupo surgiu a exatamente 13 anos, quando eu, o Wagner Kinappe e o Chico Carvalho começamos a trabalhar juntos na Casa da Cultura de Xaxim. Na verdade, eu e o Wagner já tínhamos uma parceria de outras bandas, como a lendária “Sid & Os despejados”, e mesmo em Duo de violões que vinha de longa data. Com a adição da percussão, no ano de 2009, iniciamos o que ficou conhecido como “Sid Folk’s Trio”, que continua até hoje — conta.
Sid comentou também sobre a formação atual e que a banda sempre procura inserir instrumentos diferenciados em suas apresentações:
— Desta forma, a banda possui a seguinte formação: Sid (Violão, harmônica e vocal), Wagner (Violão, Banjo, vocais e trompete) e Chico Carvalho (percussão). Sempre tivemos o interesse e a particularidade de inserir instrumentos diferenciados nas nossas apresentações. Um dos momentos mais marcantes do show é a utilização da plantadeira manual, mais conhecida pelos antigos colonos imigrantes italianos como “saraquá”, como percussão. Nesse momento o público é convidado a acompanhar o ritmo da plantadeira com palmas, para nos ajudar “a plantar a semente da Paz”. Outros instrumentos peculiares são a Washboard (tábua de lavar), as Spoons (colheres) e a queixada — comenta.
Ressaltou também como o interesse por este estilo musical em particular surgiu:
— O repertório “Folk”, que inclui clássicos do Bob Dylan, Neil Young e outros ícones começou a tomar corpo quando comecei a estudar harmônica (gaita de boca) e descobri um universo de canções de protesto norte-americanas que tinham muito a ver com aquele momento e que hoje vejo como essenciais para nosso estilo e identidade musical, além de expressar muito bem o atual momento político. Temos inclusive algumas canções próprias, inspiradas no Folk americano, com letras bastante críticas — ressalta.
Para o futuro o trio está dando forma a algumas ideias:
— Quanto aos planos e projetos para o futuro, além de continuar disseminando o pensamento crítico através da nossa música, temos algumas ideias que estão tomando forma, como o projeto “Folk for Kids”, com versões de músicas tradicionais destinadas ao público infantil, como “Oh Suzanna”, “Camptown Races”, “Old McDonald” e outras não menos importantes — finaliza.
Para acompanhar o trabalho da banda Sid Folk’s Trio basta seguir no Instagram @sidfolkstrio.