Arte

Lance Notícias | 30/06/2022 14:58

30/06/2022 14:58

9245 visualizações

Artesanato sacro: inspirada pela mãe, xaxinense se dedica a produção de peças artesanais

Artesanato sacro: inspirada pela mãe, xaxinense se dedica a produção de peças artesanais

Paixão por artesanato é o que corre nas veias de Lílian Simone Tonini. Lílian tem 53 anos, é moradora de Xaxim, natural de Xanxerê, e é uma verdadeira amante do artesanato sacro.

Ela conta que desde pequena sempre gostou muito de arte, levado em consideração que sua mãe, Nilva Maria Sorgato Tonini, trabalhou com artesanato por mais de 45 anos. A mãe segue ajudando a filha até hoje, conforme Lílian, elas são uma equipe.

— Comecei minha vivência no artesanato com pintura em tela, em 1997, desde então a arte sempre esteve presente no meu dia a dia. Com a produção do artesanato sacro em gesso, comecei em 2016. Minha mãe até hoje me ajuda, quando ela não está com as atividades dela, de bordar, pintar tecidos, tricotar e costurar— diz.

Lílian fala que quando começou a carreira de artesã ela produzia todos os tipos de peças decorativas, mas as peças religiosas ganharam o coração dela e ela fez dessas as suas preferidas.

— No início eu fazia quase todo tipo de peça decorativa, mas as peças religiosas foram as que eu mais me identifiquei, e foquei nelas e me dediquei mais. Hoje faço a arte sacra, peças customizadas e estilizadas voltadas para decoração e algumas peças tradicionais, aonde procuro seguir a iconografia católica. Ambas são muito satisfatórias de fazer. Uma peça nunca sai igual a outra, mesmo que alguém peça “quero igual” sempre vai ter um detalhe que torna a peça única e exclusiva— conta.

No tempo vago Lílian continua pintando em telas, segundo ela é algo que gosta muito.

— Sempre tenho uma tela em andamento junto com a pintura e estilização das peças sacras em gesso—fala.

O investimento na carreira de artesã, começou de verdade quando Lílian passava por um período de pouco trabalho em sua área profissional, para ela, o trabalho de artesã funciona também como uma terapia e um passa tempo.

Lílian é aposentada desde 2019 por tempo de serviço na área de comércio exterior. Ela diz que até hoje ainda realiza alguns trabalhos para empresas na área. Ela diz que é possível conciliar, visto que trabalha de forma remota desde 2009.

Lilian produz as peças sacras em casa mesmo e possuí uma página no instagram @artesantaarte para que as pessoas conheçam o seu trabalho. As vendas acontecem sempre por indicação.

Deixe seu comentário