Câmara de Vereadores

Lance Notícias | 02/08/2022 13:23

02/08/2022 13:23

9451 visualizações

Vereador pede instalação de detectores de metais nas escolas de Xaxim

Pensando na segurança dos alunos e profissionais que frequentam as escolas do município, o vereador Rosemir Duz ao utilizar a tribuna na Câmara de Vereadores de Xaxim efetuou a indicação de que sejam providenciadas portas com detectores de metais nas escolas. Em entrevista ao Lance Xaxim na segunda-feira (1º), Duz relatou o seguinte: — Não […]

Vereador pede instalação de detectores de metais nas escolas de Xaxim Foto: Ilustrativa

Pensando na segurança dos alunos e profissionais que frequentam as escolas do município, o vereador Rosemir Duz ao utilizar a tribuna na Câmara de Vereadores de Xaxim efetuou a indicação de que sejam providenciadas portas com detectores de metais nas escolas.

Em entrevista ao Lance Xaxim na segunda-feira (1º), Duz relatou o seguinte:

— Não precisamos esperar o pior acontecer para tomarmos uma atitude. Quando falo em detector de metais não necessariamente falo de uma porta giratória, mas de uma porta aberta com duas laterais onde são instalados os detectores, ao passar por ali se existir algo suspeito, logo vai acusar — explica.

Duz fala que alguns casos de pessoas e até mesmo alunos entrarem nas escolas com armas e facas, segundo ele está é mais uma precaução que o município precisa tomar.

— Nossa maior riqueza está nas escolas e creches, que são nossos filhos e pais, por isso eu peço que a Secretaria de Educação e a Administração que façam isso com urgência, depois que acontecer pode ser tarde — diz o vereador.

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura sobre a tomada desta providência o Lance Xaxim recebeu a seguinte informação:

Com relação ao detector de metais nas escolas, já foi realizada uma consulta junto a órgãos de segurança que prestam este tipo de serviço, e constatou-se de que é impossível a implantação do detector de metal para todas as crianças, considerando o atual sistema educacional, já que seria necessário alterar o horário de entrada nas escolas, pois as crianças teriam que iniciar o ingresso por volta das 5h30 e das 11h30.

A segurança nas escolas é uma prioridade da Administração Municipal, por isso, foram instalados portões eletrônicos e contratados porteiros em toda as unidades escolares. Além disso, está sendo implantado de forma pioneira, o sistema de reconhecimento facial, que inclusive, tem sido modelo para muitas secretarias do Estado, que têm vindo conhecer o funcionamento.

Deixe seu comentário