Câmara de Vereadores

Lance Notícias | 26/07/2022 11:08

26/07/2022 11:08

7301 visualizações

Vereadores solicitam a implantação do programa Saúde na Hora

Vereadores solicitam a implantação do programa Saúde na Hora

Os vereadores Ségio Reginatto e Davi Provenzi Machado solicitaram na sessão ordinária desta segunda-feira (25), para que através da secretaria municipal de saúde seja implantado o programa Saúde na Hora, lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde em 2019.

Conforme a proposição, o programa viabiliza o custeio aos municípios para implantação de horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde em todo o território brasileiro.

— Em vários municípios está funcionando esse programa muito bem. Tendo o horário estendido os postos de saúde podem fazer o atendimento até as 22h. Em 2019 e 2020 já tinha esse programa funcionando aqui no município. No bairro Alvorada tinha o atendimento feito pelo doutor Fábio. Isso é muito importante, fica muito melhor o atendimento. Além disso, esse é um programa pago pelo governo federal— avaliou Ségio Reginatto.

O vereador Davi Provenzi Machado complementou apontando que, em algumas situações, os pacientes não podem buscar atendimento no horário comercial e esse horário estendido facilitaria. Também apresentou sugestões baseadas em municípios que já implantaram o programa.

— Esses profissionais do horário estendido podem ser profissionais que atuam na área da saúde. E as unidades de saúde não precisam ser abertas todos os dias. Alguns municípios criaram ambulâncias para auxiliar e desafogar as unidades de saúde. É um incentivo para que as unidades atuem fora do horário normal. Fica a sugestão para que o governo municipal estude a implantação desse programa que foi lançado em 2019 e está disponível para o município de Xaxim— finalizou.

 

Deixe seu comentário