Defesa Civil

Maik Nascimento | 10/11/2023 14:30

10/11/2023 14:30

47143 visualizações

Xaxim desenvolve Plano de Contingência para desastres

Aconteceu nesta quarta-feira (08), uma reunião para a apresentação do Plano de Contingência – gestão de riscos para Xaxim. O encontro foi organizado pela Defesa Civil e contou com a participação de autoridades, lideranças e representantes das forças de segurança do município. O Plano prevê estratégias e ações em caso de desastres e condições de […]

Aconteceu nesta quarta-feira (08), uma reunião para a apresentação do Plano de Contingência – gestão de riscos para Xaxim. O encontro foi organizado pela Defesa Civil e contou com a participação de autoridades, lideranças e representantes das forças de segurança do município. O Plano prevê estratégias e ações em caso de desastres e condições de vulnerabilidade associadas às condições climáticas, geográficas, socioeconômicas e de saúde. O Plano também prevê a definição de funções e ações em caso de um evento climático.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Xaxim, Adriana Pegoraro, a intenção do Plano de Contingência é a prevenção e a redução de danos causados por desastres.

— O Sistema de Comando Operacional (SCO) é considerado um sistema multifatorial integrado, coordenado pelo prefeito Chico Folle, juntamente com a Defesa Civil, para que todas as decisões sejam tomadas de forma uniforme e assertiva. Quando acontece um desastre há situações complexas que precisam da técnica e da ordem para serem resolvidas, por isso a importância do Plano — explica.

O Plano de Contingência é importante ainda, para que os munícipios possam buscar apoio do Estado somando esforços para levantamento das áreas de risco e a elaboração dos planos, assim como na divulgação de protocolos de prevenção e alerta, além das ações emergenciais e divisão de responsabilidades.

— Somos uma terra abençoada além disso, o Governo Municipal investe constantemente na infraestrutura do município, porém, quanto se trata da natureza, nunca se sabe o que pode acontecer. Esperamos nunca precisar, mas em caso de algum evento severo temos o Plano de Contingência que servirá para nos direcionar quanto às ações. Ficamos felizes com o envolvimento de todos, pois quem ganha é a população que precisa de proteção em caso de algum desastre — afirma o prefeito de Xaxim, Chico Folle.

 

Deixe seu comentário