Maicon Fiuza | 08/07/2023 17:33

08/07/2023 17:33

8192 visualizações

Extintor de incêndio ainda é obrigatório?

Apesar da regra do extintor de incêndio ter sido alterada ainda em 2015, é motivo de muitas dúvidas entre os condutores, que diariamente questionam sobre a obrigatoriedade ou não do uso do equipamento.

Pois bem, o uso do extintor se tornou facultativo em automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Porém, alguns agentes de trânsito, ainda implicam com a existência do equipamento que estiver em desacordo, como vencido ou sem o lacre por exemplo.

Entao, caso o condutor opte por utilizar o equipamento, uma vez que permanece sendo um item de segurança, deve se atentar para que o mesmo estava em conformidade, caso contrário, é melhor retirar o equipamento do veículo e andar sem.

MAS ATENÇÃO, para alguns veículos ele ainda é OBRIGATÓRIO, e serão fiscalizados em eventual abordagem de trânsito, são eles: caminhões, caminhões-trator, micro-ônibus, ônibus e todos os veículos utilizados no transporte coletivo de passageiros.

Para os veículos cuja utilização é obrigatória, estando o equipamento irregular ou inoperante, o mesmo estará sujeito a multa no valor de R$ 195,23 e 05 pontos na carteira de habilitação, além de, retenção do veículo até regularização, ou seja, substituição do equipamento encontrado por um novo.

Portanto, a recomendação é que, em veículos cuja existência seja facultativa, tal equipamento não deve ser fiscalizado pelas autoridades de transito, porém, a fim de evitar dores de cabeça, o condutor que optar por possuir, por questões de segurança, devem estar atento a sua validade e perfeito funcionamento, lembrando que deve ser do tipo ABC.

Deixe seu comentário